Point F.B.I

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Curiosidades sobre pesos e medidas

Vira e mexe nos deparamos com unidades de medidas que nos parecem coisas de outro mundo. Bem, de outro mundo elas não são, mas podem ser de outros países, como a indicação fl.oz que vemos em frascos de perfumes.

Mas, afinal, o que significam essas letrinhas tão familiares a engenheiros em geral?
O ideal seria que todo mundo usasse as mesmas unidades de medidas, mas isso não acontece. Nas páginas a seguir não medimos esforços para responder suas principais dúvidas. Para ajudar, na primeira vez em que uma nova unidade de medida for citada, ela virá em destaque, seguida por seu símbolo.

Medindo a história

A necessidade de medir acompanha a humanidade desde os primórdios. Por milênios, cada lugar teve um sistema de medidas, formado por unidades imprecisas, que eram baseadas, por exemplo, no corpo do rei do local: palmo (pm), pé (ft), polegada (”), etc.

Com o desenvolvimento do comércio entre as nações, esse processo mostrou-se impraticável e em 1789 a França tentou resolver o problema da imprecisão criando um sistema de medidas baseado em “constantes naturais”. Em outras palavras, os franceses desenvolveram técnicas para adaptar as unidades de medida a definições numéricas universais, atualizáveis de vez em quando.

Nascia assim o Sistema Métrico Decimal, que originou, em 1960, o Sistema Internacional de Medidas (SI), também adotado pelo Brasil. O SI é baseado em sete unidades fundamentais: metro (m), quilograma (kg), segundo (s), ampère (A) (para medir corrente elétrica), kelvin (K) (temperatura), mol (mol) (quantidade de matéria) e candela (cd) (intensidade luminosa). As demais unidades são calculadas a partir dessas.

1 - Qual a pureza de um anel de ouro 18k?
O ouro puro tem 24 quilates (k), mas é muito maleável. Para endurecer e moldar o ouro, ele é misturado a outros metais (prata e cobre) para fazer uma liga. As jóias com 18 quilates têm 75% de ouro, já que 24k = 100%. Mas atenção: para os diamantes, o quilate não representa a pureza e sim o peso, sendo cada 0,2 grama (g) um quilate.

2 - Será que você é capaz de comer uma arroba de carne por mês?
Se você tiver por hábito comer três bifes grandes por dia, você pode atingir a marca de comer uma arroba (@) de carne por mês. Uma arroba corresponde a 15kg e um bife grande tem em média 150g. Logo, quem come 500g de carne por dia, em 30 dias terá comido 1@ de carne! Esta unidade, na verdade, é comumente aplicada ao peso do gado bovino para abate, isto é, inclui também os ossos, o couro, os chifres, etc.

3 - Quantos mililitros (ml) tem um frasco de perfume com “0.4 fl.oz”?
A onça é uma unidade anglo-saxônica para volume ou massa. Para líquidos é chamada de onça fluida (fl.oz) e para sólidos apenas onça (oz). A onça fluida americana equivale a 29,57ml e a inglesa, a 28,41ml. Imaginando que o perfume seja americano, os “0.4 fl.oz” equivalem a aproximadamente 12ml. Já a onça que mede massa e aparece geralmente em embalagens de alimentos equivale a 28,35g.

4 - Qual o tamanho de uma fazenda com três alqueires de extensão?
Isso depende de onde ela está localizada. Porque o alqueire é uma medida que varia de região para região. O alqueire paulista é o “menor” e mede 24.200 metros quadrados (m2) de área; o mineiro é o “maior”, com 48.400m2; enquanto o alqueire do norte mede 27.225m2. Já que estamos falando em grandes extensões, vale lembrar que 10.000m2 formam, invariavelmente, um hectare (ha).

5 - Quantos bytes um CD de 700MB pode armazenar?
As unidades de medida são acompanhadas de prefixos que indicam suas ordens de grandeza. Associamos facilmente o prefixo quilo a 1.000 unidades, mili a 0,001 e assim por diante (veja o quadro abaixo). Dessa forma, é comum achar que 700 megabytes (MB) correspondem a 700.000.000 bytes (B).

Ledo engano! O byte não faz parte do Sistema Internacional de Medidas e sua base é binária, não decimal. 1 byte = 20B = 1B, 1 quilobyte (KB) = 210B = 1.024 bytes, 1 megabyte (MB) = 220B = 1.048.576 bytes e 1 gigabyte (GB) = 230B = 1.073.741.824 bytes. Sendo assim, um CD de 700MB, armazena até 734.003.200B!

6 - Um pacote de batatas fritas tem quantas calorias?
As embalagens de alimentos em muitos casos trazem uma imprecisão no que diz respeito à medição calórica. A caloria (cal) mede o valor
enegético ou o consumo de energia do corpo humano. Como ela é uma unidade muito pequena, geralmente é apresentada multiplicada por 1.000, no formato de quilocaloria (kcal).

Logo, uma porção de 20g de batatas fritas não tem 100 calorias, e sim, 100 quilocalorias (kcal),como bem está escrito no rótulo dessa embalagem, o que equivaleria a 4% do consumo de energia numa dieta diária de 2.500kcal. Na verdade, nenhum ser humano consegue sobreviver a uma dieta diária de 2.500 calorias por muito tempo.

7 - Qual a diferença entre máquinas de lavar roupa de 800 e 600 rpm?
As rotações por minuto (rpm) indicam a quantidade de voltas que o eixo do motor da máquina dá por minuto. No caso da lavadora, esta é uma indicação de quantos giros ela dá durante a centrifugação. Por isso, uma máquina de 800 deixa a roupa mais seca que a de 600 rpm, mas, em compensação, as peças também ficam mais amassadas!

8 - Quantos centímetros mede uma televisão de 29 polegadas?
A polegada é uma unidade inglesa que corresponde a 2,54 centímetros (cm). As televisões são medidas de acordo com o tamanho da diagonal de seus monitores. Logo, uma TV de 29” tem 73cm de diagonal.

9 - Qual a porcentagem de álcool de uma garrafa de vinho com 12°?
Os graus (°) servem para medir muitas grandezas, entre as quais a proporção de álcool no volume total da bebida. Sendo assim, um vinho com 12° tem 12% de álcool em sua composição. O teor alcoólico das cervejas é um pouco menor: varia entre 4 e 7 graus.

C de calor, F de frio...

A Inglaterra e algumas de suas ex-colônias – entre as quais os EUA – adotam uma escala diferente da nossa para medição de temperatura. Nas terras da rainha, os graus Celsius (°C) dão lugar aos graus Fahrenheit (°F). Por isso, não se engane: se você for viajar para Londres e souber que o tempo lá está "not so bad", em torno dos 41°F, não encha a mala com roupinhas de verão... A fórmula para calcular a equivalência entre as escalas Celsius e Fahrenheit é a seguinte: (°F – 32) ÷ 1,8 = °C. Logo: (41 – 32) ÷ 1,8 = 5°C!

Escreva corretamente
Podemos escrever as unidades de medida tanto por seus nomes quanto por seus símbolos. Os símbolos não são abreviaturas, mas sinais invariáveis. Não devem ser seguidos por pontos e não têm plural. Os nomes das unidades são sempre escritos em letras minúsculas,
exceto o Celsius, que acompanha o grau de temperatura.

Quanto aos símbolos, eles sempre serão maiúsculos quando derivados de nomes próprios: N para newtons (de Isaac Newton), V para volts (de Alessandro Volta)...

Nunca misture nome e símbolo. Escreva: “quilômetro por hora”, ou “km/h”, nunca “km/hora”. Lembre-se que a unidade “grama” é uma palavra masculina, por isso, o certo é pedir “duzentos gramas” de queijo e não “duzentas gramas”. A palavra “quilo” sozinha é apenas um prefixo para indicar que a unidade de medida está sendo multiplicada por mil. Logo, o certo mesmo é pedir um quilograma de queijo e não “um quilo” de queijo.

Os símbolos para as medidas de tempo são h para hora, min para minuto e s para segundo. Os símbolos ’ e ” representam minuto e segundo apenas para medidas de ângulos, como quando descrevemos a latitude e a longitude de um ponto na Terra. Não os use como indicação de tempo.

De olho na balança
A seguir, algumas dicas para você se precaver de fraudes em medições:

- Verifique sempre a existência de lacre em balanças, bombas de combustíveis, hidrômetros, taxímetros e todos os outros aparelhos
de medição. O lacre impede o acesso aos mecanismos de regulagem por pessoas de má-fé.

- Lembre-se que a embalagem não pode ser incluída no peso, nem bandejas ou talheres, frascos, etc.

- Não aceite produtos pesados em balanças domésticas e verifique sempre se o peso foi corretamente marcado.

- Ao comprar um produto pré-medido, baseie-se na indicação de quantidade. Embalagens de tamanhos iguais podem conter quantidades diferentes.

- Ao comprar tecido, barbante, fio, etc., exija que a medição seja feita em um metro comercial (aqueles amarelos de madeira) em bom estado e não por marcas no balcão ou fitas métricas, que podem não ser tão precisas e deixá-lo no prejuízo.

0 comentários:

Point F.B.I © 2007 - 2010. Editado by: Johnny